quarta-feira, 24 de junho de 2009

Municípios formam consórcio para preservar o João Leite


Consórcio Intermunicipal unirá Anápolis, Campo Limpo, Goianápolis, Goiânia Nerópolis, Ouro Verde e Terezópolis na busca de soluções sustentáveis para o Ribeirão João Leite
Sílvio Simões
O Ribeirão João Leite é um dos principais afluentes do Rio Meia Ponte, um dos componentes da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba
ASN Goiás - Goiânia - http://www.sebraego.com.br/site/site.do?idArtigo=4222

Será assinado no próximo dia 15/05, as 14h30, na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Goiás (CREA/GO), um protocolo de intenções implementando o Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental – APA do João Leite. Assinam o documento os prefeitos dos municípios de Anápolis, Campo Limpo, Goianápolis, Goiânia Nerópolis, Ouro Verde e Terezópolis.

Entre os objetivos do consórcio estão a proteção dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite, o uso compatível do solo com sua preservação, a proteção dos remanescentes do bioma Cerrado, a melhoria da qualidade de vida da população local, por meio de orientação e do disciplinamento das atividades econômicas, a disciplina do turismo ecológico e o fomento da educação ambiental.

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal, Cássio Tanigushi (ex-prefeito de Curitiba), fará uma palestra sobre a implantação de projetos de bairros sustentáveis em Brasília (DF).

Cooperação

Além dos sete municípios integrantes do consórcio, a APA do João Leite contará com recursos, físicos e financeiros, de uma série de vinte instituições, entre elas o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae em Goiás). Emiliano Godói, consultor do Sebrae, acredita em resultados positivos da ação, como a obtenção de parte da compensação ambiental pela construção da Ferrovia Norte-Sul, o desenvolvimento de ações de uso racional de água, o uso racional de defensivos agrícolas, o levantamento dos destinos turísticos da região, a certificação de produtos orgânicos, o estabelecimento de corredores ecológicos, o aproveitamento sustentável de frutos do Cerrado, a difusão de técnicas de ‘Produção Mais Limpa’, a formação de mestres-de-obra em técnicas de construções sustentáveis, a implantação e consolidação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, a elaboração de políticas públicas municipais e a capacitação de operadores para manutenção de estradas rurais.

Área de Proteção Ambiental (APA) é uma unidade de conservação de uso sustentável e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. A APA do João Leite foi criada pelo Decreto Estadual nº 5.704/2002 e delimitada pelo Decreto Estadual nº 5.845/2003.

O Ribeirão João Leite é um dos principais afluentes do Rio Meia Ponte, um dos componentes da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. Nele está sendo construída a Barragem do Ribeirão João Leite, obra projetada para garantir o abastecimento de água à população da Grande Goiânia, estimada em 1,5 milhão de pessoas.

Serviço:
Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental – APA do João Leite
Assinatura: 15/05 (sexta-feira), as 14h30
Local: Auditório do Crea Goiás (Rua 239, nº 585, Setor Universitário –Goiânia/GO)
Informações: (62) 3221-6200 – Emiliano Godoi: (62) 9679-4828
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268

Nenhum comentário:

Postar um comentário